Prefeitura anuncia 2º médico no Pronto Socorro nos horários de pico

Apelo da população e pedidos reiterados da administração da Santa Casa
e dos vereadores foram determinantes para atendimento da demanda.

A Prefeitura Municipal de Descalvado, por meio da assessoria do Prefeito Antonio Carlos Reschini – o Becão – anunciou nesta sexta-feira (20) que o Pronto Socorro Municipal passará a contar com um segundo médico plantonista nos horários de pico, a fim de melhorar e dinamizar o atendimento prestado à população que procura pelos serviços de urgência e emergência, especificamente no horário compreendido entre as 16h00 e 22h00. Segundo o que foi divulgado, a medida possui caráter experimental, e será posta em prática nos meses de novembro e dezembro.

A disponibilidade de um segundo profissional no PS ocorre após um grande apelo da população descalvadense, que há anos pede por melhorias no atendimento médico naquele local. O problema na demora e na precariedade do atendimento do Pronto Socorro Municipal, principalmente nos horários considerado mais críticos [entre o final da tarde e onze horas da noite] se agravou depois que houve a suspensão do atendimento noturno das unidades de saúde de família (USF’s), há cerca de dois anos e meio.

Além disso, desde que assumiu a provedoria da entidade, o provedor Sidnei Pizza vem cobrando do Poder Público um aporte financeiro maior para a contratação de um segundo médico nos horários de maior movimento. Os próprios profissionais que atendem no PS reclamam da sobrecarga de trabalho em virtude da alta demanda e de apenas um médico disponível para o atendimento. No mês passado, a entidade divulgou um balanço demonstrando que somente em agosto, a média no atendimento chegou a 159 consultas/dia, fato que teria motivando a entidade a requerer, por meio de pelo menos 3 ofícios enviados ao longo deste ano, a disponibilidade de recursos para a contratação de um segundo profissional. Praticamente todos os vereadores da Câmara Municipal de Descalvado também cobravam da administração municipal a disponibilidade de um segundo médico para o atendimento no Pronto Socorro Municipal.

Procurado pela reportagem do DESCALVADO NEWS, o provedor da Santa Casa mostrou-se satisfeito com a medida adotada pelo prefeito Becão, afirmando que aliado à nova estrutura de acolhimento e de humanização no momento do atendimento aos pacientes, um segundo médico nos horários de pico proporcionará ainda mais agilidade a todos que buscam pelo serviço de urgência e emergência.

Já o Secretário Municipal de Saúde, Wander Bonelli, informou que a colocação desse segundo médico para atender a população, no período que se inicia às 16h00 e vai até as 22h00, será de grande importância para melhorar a qualidade do atendimento, em especial porque nesse intervalo ocorre a troca da equipe de enfermagem e do próprio médico [que realizava o plantão desde as 7h00 da manhã], acarretando muitas vezes um maior tempo de espera por parte dos pacientes.