Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado completa 121 anos

Há mais de um século, a entidade sem fins lucrativos vem prestando relevantes serviços de atendimento à saúde e à vida da comunidade descalvadense. Administração da entidade fala das atuais dificuldades.

A Irmandade a Santa Casa de Misericórdia de Descalvado completa nesta sexta-feira, dia 4 de novembro, seus 121 anos de fundação. Uma instituição do setor privado que responde como pessoa jurídica sem fins lucrativos, voltada à prestação de serviços de saúde aos munícipes de Descalvado e a todos aqueles que necessitam.
Atualmente, o Hospital conta com 106 colaboradores, 39 profissionais médicos(as) em seu Corpo Clínico de diversas especialidades, realizando em média 41.736 atendimentos por ano em seu Pronto Socorro e Pronto Atendimento Médico, o que representa uma média de 116 atendimentos/dia.

Para aqueles menos informados, a entidade não foi criada e muito menos pertence a nenhum grupo familiar ou político. Não visa lucros e todos os recursos recebidos são gastos no tratamento e recuperação da saúde de seus usuários.
A Santa Casa pertence à população de Descalvado, sob o comando da provedoria e mesa administrativa cujos componentes são pessoas que trabalham voluntariamente, sem salários ou rendimentos e sempre imbuídos dentro de um espírito de cidadania e AMOR ao próximo, se dedicam diariamente para manter a entidade funcionando e prestando com qualidade toda a assistência e cuidados a qualquer individuo que necessite.

“É muito triste quando nos deparamos com pessoas que não entendem ou não querem entender a missão de uma instituição tão importante na vida de todos nós. A Santa Casa em qualquer lugar no Brasil é uma grande parceira no sistema de saúde de um Município e de um Estado. Aqui em Descalvado como em vários municípios é o único hospital da cidade. Enquanto todas as unidades de saúde do município que pertencem à rede básica estão com suas ‘portas fechadas’ a maior parte do tempo, a Santa Casa permanece aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano, mantendo uma estrutura digna e um grupo de profissionais que atende salvando vidas por todo o tempo”, explica o administrador hospitalar, Wilder Bertonha.

REPASSE DO SUS COBRE APENAS 10% DAS DESPESAS – A Santa Casa de Descalvado por ser filantrópica e estar conveniada pelo Sistema Único de Saúde – SUS – obrigatoriamente tem que atender 60% de sua capacidade através do SUS e 40% através de convênios e particulares. As despesas que isso gera é o que tem provocado um grande rombo orçamentário, porque os atendimentos com o SUS têm um valor repassado de R$ 58.000,00, que representam somente 10% das despesas que a Santa Casa tem todos os meses, considerando que 40% desse valor ficam retidos judicialmente para saldar dívidas de ações trabalhistas do passado.

Já o valor de R$ 360.000,00 repassado mensalmente pelo município através da subvenção cobre apenas parte das despesas que a Santa Casa possui com a estrutura e atendimentos oferecidos pelo Pronto Socorro, Sobreavisos Médicos em diversas especialidades 24 horas por dia. As outras receitas não são suficientes para cobrir as despesas mensais que a Santa Casa possui, principalmente com os serviços de Urgência e Emergência “Pronto Socorro”, Sobreavisos Médicos das Especialidades da Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clinica, Cirúrgica, Ortopedia, Emergência/Transferência, ambulatório de Cardiologia e de Radiologia “Raio-X” 24 horas por dia que representam em média 60% dos gastos despendidos pela Santa Casa. Atualmente a Santa Casa trabalha com um déficit mensal estimado em 100 mil reais, o que agrava ainda mais a sua situação.

Muitos se esquecem de que a “Saúde é Direito de Todos e Obrigação do Estado”. A Santa Casa é uma grande parceira do Pode Público, mas a obrigação por custear a prestação de seus serviços é do Estado e consequentemente do Município. Não somente os serviços de recuperação da saúde de seus usuários, cirurgias e internações, os serviços de Urgência/Emergência e sobreaviso médico das diversas especialidades que são aqueles prestados pelo Pronto Socorro também são de obrigação do Município.

NOVA REVELADORA DO RAIO-X – Para melhor entendimento, se a Santa Casa fechar suas portas, obrigatoriamente o município terá que oferecer à população os mesmos serviços prestados pela Santa Casa 24 horas por dia que certamente irão dificultar, encarecer e sobrecarregar ainda mais os cofres públicos, podendo colocar em risco a vida de toda a população.

Atualmente a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado é administrada com muita seriedade e por um grupo que não está medindo esforços para mantê-la em funcionamento. Um bom exemplo disto foi o que ocorreu já nos primeiros meses desta nova administração, quando a reveladora do Raio-X foi substituída graças a doação de algumas pessoas que sensibilizadas pela urgência decidiram não aguardar uma providência por parte do Poder Público.

SANTA CASA PODE FECHAR AS PORTAS – Desde que assumiu, a nova Provedoria encontrou uma Santa Casa com um passivo bastante considerável em dívidas trabalhistas e com fornecedores, além de elevados compromissos com parcelamentos do FGTS, licenciamentos e IPVA´s dos veículos da sua frota em situação de atraso, parte do imóvel penhorado por terceiros que agora tentam buscar a divisão do imóvel e recebimento de aluguel, enfim, uma grave situação que não será resolvida caso não haja uma ajuda mais efetiva por parte do Poder Público Municipal. Enquanto isto não acontecer, a administração da Santa Casa continuará se esforçando para que o único hospital da cidade não venha fechar suas portas. Por isso, a atual Provedoria conta mais do que nunca conta como apoio e a confiança da comunidade e de nossos colaboradores [funcionários e profissionais médicos], e que já vem contribuindo muito nas mais variadas formas para amenizar a situação.

“A Santa Casa de Descalvado é uma entidade respeitada, e a população merece respeito e nosso agradecimento pela luta diária em se manter um hospital, graças ao apoio dos poderes Executivo e Legislativo e da sociedade com doações, trabalhos voluntários e inúmeras ações que revelam que acima de tudo, a solidariedade e a verdade sempre se destacam”, finaliza Bertonha.

Para aqueles que desejam saber mais sobre a Santa Casa de Misericórdia de Descalvado, basta acessar acesse o site www.santacasadedescalvado.com.br. No sítio eletrônico possível conhecer um pouco mais da história, da missão, dos valores, a prestação de contas de todos os eventos e receitas/despesas, e ainda cadastrar-se como doador e contribuir com a entidade.

*Com informações da administração da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado

Fonte: Descalvado News

Posted on: 22 de novembro de 2016