Santa Casa promove a campanha “Outubro Rosa”

A Santa Casa de Descalvado entra na Campanha “Outubro Rosa”, movimento popular internacionalmente reconhecido e comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.

01santacasa2

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) há uma estimativa de 57.960 novos casos (2016) com um número de mortes de 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres.

Um estudo realizado durante 14 anos pela equipe médica do Hospital do Câncer de Barretos revelou que a taxa de mortalidade entre mulheres por câncer de mama e por câncer de colo de útero caiu 42,85% e 34,88%, respectivamente, devido ao diagnóstico precoce através de exames preventivos. Por isso, a importância da prevenção e detecção precoce.

A Santa Casa produziu lenços e bótons para comercialização, assim, ao mesmo tempo que promove a campanha de conscientização contra o câncer de mama, envolve a população numa solidariedade em prol da instituição.

SOBRE O CÂNCER DE MAMA:

Sintomas: Para perceber os sintomas do câncer de mama é fundamental acompanhar atentamente os seus seios todos os dias. Então os olhe e sinta-os diariamente a procura de qualquer anomalia. Alguns dos sintomas mais comuns são o que iremos listar abaixo:

·         Nódulo único endurecido;

·         Dor continua na mama ou mamilo;

·         Abaulamento (alteração de formato) de parte da mama;

·         Inchaço no braço ou nas axilas;

·         Edema (inchaço) da pela da região mamária;

·         Secreções saindo de um dos mamilos que podem apresentar traços de sangue;

·         Edema nos nódulos das axilas;

·         Inversão dos mamilos (quando o mamilo é saliente e se retrai completamente se tornando até profundo);

·         Sensação de nódulos ou massa em uma das mamas;

·         Vermelhidão constante em parte da mama.

Autoexame: O autoexame é muito importante para diagnosticar com a maior antecedência possível quaisquer alterações perceptíveis nos seus seios. Para isto você deve realizar alguns passos de observação diária em sua vida, já que é um procedimento simples e rápido.

Como fazer? O autoexame é muito simples e você realiza em casa sozinha. Para realizar esta auto-análise basta se posicionar na frente do espelho e observar a estrutura dos seus seios em busca de qualquer anomalia visual.

01santacasa

AÇÕES BENEFICENTES DA SANTA CASA DE DESCALVADO:

– Outubro Rosa: comercialização de lenços e bótons – contato Santa Casa: (19) 3583.1133. Peça já o seu!!!!

– Manhã de Sobremesa: Sábado, dia 07/10/2017, a partir das 10:30, na praça defronte ao Pronto Socorro. Venha se adoçar!!!!

– 2° Leilão Beneficente: no dia 29/10/2017, às 9:00, na Estância Santa Amélia (Nico do Café/Morro da Janelinha). Participe!

– Bazar Permanente: localizado na parte superior da entrada administrativa do Hospital, funcionando das 8:00 às 17:00, de segunda a sexta-feira. Venha conferir!!