SANTA CASA AMPLIA PARA 38 OS LEITOS DE TRATAMENTO DA COVID-19

Dentro de alguns dias, a Santa Casa de Descalvado passará a contar com um total de 34 leitos de enfermaria para tratamento de pacientes com Covid-19 (além de outros quatro equipados com respiradores mecânicos). A medida foi necessária após o aumento dos atendimentos no setor Gripário da entidade, bem como das internações de positivados.

O alerta vermelho aconteceu na semana que antecedeu o feriado de Corpus Christi, quando foram registrados apenas na recepção do Gripário cerca de 130 atendimentos em um único dia. A Santa Casa contava com 17 leitos de enfermaria, ampliou naquela semana para 24, chegando a quase 100% de ocupação.

Diante do agravo da situação, a gestão e a provedoria da Santa Casa solicitaram uma reunião com a administração municipal através do prefeito Becão, seu vice Diego, e da Secretaria Municipal de Saúde (Secretário Wander Bonelli), além do responsável pelo controle interno da Prefeitura, Antônio Aparecido Reschini, buscando soluções para suprir a alta demanda dos atendimentos.

Emergencialmente, Prefeitura e Santa Casa, decidiram pela ampliação da estrutura do Gripário com a instalação de um espaço para atendimento ambulatorial na parte externa do hospital, permitindo que na sua área interna, os leitos de internação fossem ampliados, passando de 24 (já haviam sido ampliados em 07 anteriormente) para os atuais 34. Além desses, como já citado acima, estão disponíveis também mais 04 com suporte ventilatório, leitos dotados de respiradores totalizando 38 leitos a serem disponibilizados.

Para o seu pleno funcionamento, além da estrutura física, mobiliário e equipamentos, a Santa Casa está em processo de contratação de profissionais para a equipe de enfermagem (pelo menos mais 09 técnicos), além de pessoal de limpeza, recepção. Haverá ainda vigilância 24 horas.

As medidas adotadas estão acontecendo mediante convênio e parceria da Prefeitura Municipal com a Santa Casa de Misericórdia de Descalvado.

AMPLIAR ESTRUTURA DE ATENDIMENTO NÃO VAI CONTER O AVANÇO DA TRANSMISSÃO

Apesar dos esforços da gestão da Santa Casa e da Prefeitura Municipal, a preocupação com o contínuo aumento dos atendimentos no Gripário e com a alta taxa de transmissibilidade do vírus é permanente.

A Secretaria Municipal de Saúde tem divulgado uma média diária de 30 casos positivos e, os atendimentos no Gripário já SUPERAM os atendimentos no PRONTO SOCORRO, com uma média diária de 100 PESSOAS.

Nesse sentido as autoridades alertam para a necessidade da conscientização da população e, principalmente da faixa populacional que ainda não recebeu as doses da vacina (de 30 a 49 anos), uma vez que nesta terceira onda do vírus, o que se percebe é que os contaminados (e até mesmo as mortes), têm acontecido junto a pacientes que variam dos 30 aos 50 anos, tendo como média os 40 anos.

“É preciso continuar respeitando as normas sanitárias de segurança: usar máscaras corretamente, higienizar constantemente as mãos com água e sabão e o álcool em gel e, principalmente não se aglomerar. Nossa preocupação continua porque se os atendimentos e as internações continuarem a aumentar, tememos não ter retaguarda na região que já não dispõe de leitos UTI e nem mesmo de enfermaria. Por isso insistimos: se cuidem de verdade e cuidem dos seus”, destacou a administradora hospitalar, Michele Líbero.