Santa Casa investe na substituição e modernização da rede elétrica

Obras estão acontecendo em etapas e contam com recursos de emendas estaduais e federais

Assessoria de Imprensa

Com intuito de melhorar a qualidade do atendimento e oferecer uma infraestrutura apropriada e com segurança reforçada aos pacientes, a Irmandade da Santa Casa de Descalvado através de sua gestão, tem promovido diversas melhorias, obras e serviços junto à entidade.

Uma das ações que se fazia emergencial é a substituição de toda a rede elétrica que envolve os prédios da Santa Casa e Pronto Socorro, além de toda a área administrativa. Com um sistema bastante antigo e inadequado, o serviço está sendo executado em duas etapas pois além da logística exige investimentos de grande monta.

De acordo com informações de Michelle Líbero, administradora hospitalar, a primeira fase da substituição foi concluída. Tratou-se da troca do padrão de entrada – que é o conjunto de instalações de uma unidade consumidora -, priorizando os setores do Pronto Socorro e a ala de internação de pacientes, além da instalação de um novo quadro geral, objetivando a redução de riscos de incêndios, o melhor funcionamento de equipamentos eletrônicos, maior conforto para os usuários e, a redução dos valores da conta de energia.

Todo o projeto foi desenvolvido por engenheiro elétrico qualificado. As duas primeiras fases custaram aos cofres da entidade o valor de R$ 250 mil (duzentos e cinquenta mil reais), já que à troca da rede elétrica também se soma a aquisição de um novo e potente gerador de energia que irá suprir toda a demanda do hospital (o que a Santa Casa dispõe até então suporta apenas o funcionamento de uma sala de cirurgia e um leito de urgência).

O investimento foi possível mediante verbas estaduais e federais destinadas por emendas do Deputado Estadual Rafael Silva (R$ 100.000,00) e Deputado Federal Celso Russomano (R$ 150.000,00), que por sua vez atenderam à solicitações de Vaguinho Basto (vereador) e Luisinho Panone (ex-presidente da Câmara e ex-vereador).

O provedor da Santa Casa de Descalvado, Sidnei Pizza, destaca os benefícios desse investimento. “A substituição da rede elétrica era uma demanda mais que urgente pois as instalações antigas estavam em desacordo tanto com as necessidades dos prédios quanto das normas da própria CPFL. São muito mais que benfeitorias; significa a segurança de pacientes e colaboradores em primeiro lugar e, também conforto aos nossos usuários já que, dessa forma, poderemos oferecer acomodações mais humanizadas e funcionamento adequado de todo e qualquer equipamento eletrônico”.

Próximas etapas – a próxima etapa agora será a instalação do novo gerador (que já foi adquirido com recursos de emenda parlamentar federal fruto de indicação do Deputado Federal Celso Russomano no valor de R$ 110.000,00), além de fazer a ligação interna (dos quartos) ao quadro de distribuição.

Para isso, a Provedoria e gestores da Santa Casa, já estão fazendo incursões junto às autoridades locais, bem como aos deputados parceiros para a sua conclusão.

“Estamos bastante otimistas e certos de que, dentro em breve entregaremos mais esta melhoria aos usuários da Santa Casa e Pronto Socorro. Todos os nossos esforços estão concentrados em concluir essa segunda fase, no menor prazo possível”, finalizou o provedor, Sidnei Pizza.