Novo provedor da Santa Casa fala sobre austeridade e transparência nesta nova fase da entidade

Sidnei Pizza e Diego Lastosa foram eleitos provedor e vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado na noite desta quinta-feira (7). Administradores disseram que nova fase será de austeridade, transparência e muito trabalho em equipe.

Depois de um início de ano de incertezas quanto ao futuro da administração da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado, na noite desta quinta-feira (7), a Mesa Administrativa – órgão legislador e fiscalizador da administração da entidade – elegeu o seu novo provedor e vice provedor. O empresário Sidnei Pizza e o funcionário público municipal Diego Lastosa foram eleitos para os respectivos cargos e devem assumir a administração da Santa Casa já na próxima segunda-feira, dia 11.Desde a última semana de 2015, haviam rumores de que o agora ex provedor Gilberto Biaggi teria a intenção de se afastar da administração da entidade, fato que acabou sendo comprovado com o seu pedido de renúncia oficializado e entregue via cartório ao Presidente da Mesa da Santa Casa, José Emílio Belli.

Desde 2014, a entidade filantrópica vem passando por uma série de turbulências na sua administração, e chegou a ser alvo de uma
intervenção por parte da Prefeitura Municipal em julho daquele ano. Passados seis meses de intervenção, a Santa Casa voltou a ser dirigida por uma provedoria eleita pela Mesa Administrativa, porém o relacionamento entre as duas instituições nunca mais foi tranquilo.Em uma atitude surpreendente, o então provedor eleito, Gilberto Biaggi, protocolou na Câmara Municipal em fevereiro do ano passado, um pedido de cassação do Prefeito Municipal Henrique Fernando do Nascimento, motivado principalmente, pela denúncia do desvio de cheques administrativos da entidade pelo ex interventor e ex Secretário de Saúde, Edmilson Norberto Barbatto. A denúncia de desvio dos recursos está sendo apurado pela justiça e tem como principal prova o depósito dos cheques em contas pessoais do ex interventor e de um suposto sócio dele na cidade de Leme.O pedido de abertura de Comissão Processante acabou não prosperando visto que o próprio Prefeito já havia apresentado denúncia no Ministério Público, além de que ficou nitidamente claro se tratar de uma manobra política para cassá-lo. Como resultado da não aprovação do pedido de CP, a Câmara Municipal acabou abrindo duas CPI’s para apurar as irregularidades envolvendo a Santa Casa de Misericórdia.Assim, durante todo o ano de 2015, uma verdadeira batalha se instalou entre Prefeitura e Santa Casa, prejudicando sobremaneira o atendimento à população. A situação tornou-se tão instável e caótica, que mesmo com a aquisição de um novo aparelho de Raio-X por parte da Prefeitura, cedido posteriormente em comodato à entidade, não houve acordo para que a população enfim tivesse acesso gratuito aos exames. Somente por meio de uma determinação da justiça, expedida no final de dezembro do ano passado, é que a população voltou a contar com os exames de Raio-X gratuitamente.

Diante do impasse e da intransigência da administração da Santa Casa em dialogar e negociar com a Prefeitura Municipal, parecia que a guerra – que nesta altura já havia se tornado pessoal – não teria mais fim. Desde então, cientes das dificuldades em buscar uma solução para o problema, o Presidente e parte da Mesa Administrativa, juntamente com o Diretor de Gabinete da Prefeitura Municipal, Mário Luiz Zambelli [que por determinação do Prefeito Municipal a partir de agora será o elo de ligação entre a Prefeitura e a entidade filantrópica], deram início à uma nova reaproximação das instituições, no qual reforçada com os rumores e a posterior renúncia do então provedor Gilberto Biaggi, acabaram prosperando em uma nova e definitiva parceria, selada na noite desta quinta-feira com a eleição dos novos membros que vão administrar a entidade.

A nova aliança entre Prefeitura e Santa Casa tem como principal sustentação, a exclusão de qualquer interesse político e partidário entre as duas instituições. “A pessoa mais importante da Santa Casa é o paciente, que precisa ser bem atendido. Não estou assumindo como provedor para investigar nada daquilo que aconteceu. Quem vai decidir isso é a justiça, e esse não é o meu objetivo”, disse o novo provedor.

A nova provedoria assume a administração da entidade nesta segunda-feira (11), e de acordo com Sidnei, a primeira tarefa é se apresentar aos funcionários e colaboradores da Santa Casa, e pedir o apoio de todos nesta nova fase que se inicia. “A meta é a de fazer um trabalho sério e honesto. Junto com o Diego e com todos os membros da Mesa Administrativa, quero me empenhar ao máximo na função do meu trabalho. A linha é uma só: a de superarmos os problemas para dar um atendimento de qualidade para a população, que certamente serão os maiores beneficiados”, explicou.

Perguntado sobre o desafio de administrar uma entidade depois de um período de grande turbulência, principalmente política, o novo provedor disse sentir que era hora de fazer algo pela entidade. ” Sou apartidário, e isso é o que a entidade mais precisa neste momento. Não tenho nenhuma pretensão política e não quero usar a Santa Casa como trampolim. Eu sentia que precisava fazer alguma coisa para ajudar, e com o empenho de algumas pessoas que tinham o mesmo sentimento, agora surgiu essa oportunidade de ajudarmos. O que tiver de bom será mantido, mas certamente muitas coisas terão que ser modificadas. O nossa lema é honestidade, determinação e vontade de fazer! E sempre para um bem maior. Nós vamos conseguir fazer o nosso melhor, e com o apoio que estou tendo, tenho certeza de que vamos conseguir”, disse Sidnei.

Por fim, o novo provedor disse que outras duas tarefas já serão postas em prática logo no início da sua gestão. A primeira delas, é restabelecer a harmonia e a transparência entre os poderes constituídos, não deixando margem para dúvidas quanto ao seu trabalho. A segunda é a criação de um site transparência, no qual em breve poderá trazer para toda a sociedade todas as informações financeiras e contábeis da Santa Casa, além de oferecer um canal de comunicação direta com a população para o envio de sugestões, críticas e elogios. “Sugestões serão sempre bem vindas, e nós estaremos sempre abertos para o diálogo”, finalizou ele.

Fonte: Descalvado News

Posted on: 21 de outubro de 2016