“Gripário” do Pronto Socorro passa a contar com médico 24h

Convênio com a Prefeitura permitirá atender a demanda dos atendimentos com maior celeridade e segurança; medida também atende a solicitação do Presidente da Câmara

A partir desta segunda-feira, 15, o setor de ‘Gripário/Covid-19’ do Pronto Socorro Municipal de Descalvado, passa a contar com médico 24h. A medida visa atender a demanda dos pacientes com sintomas gripais num menor prazo de espera e com maior segurança, reforçando os protocolos sanitários. A disponibilidade do médico 24h também atende a Indicação nº 20/21 do Presidente da Câmara, Pastor Adilson Gonçalves.

Desde março do ano passado, a administração da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado mantinha um profissional atendendo no Gripário pelo período de 12 horas (das 10h às 22h) e, nas demais 12 horas quando da necessidade, o médico plantonista do Pronto Socorro [cumprindo os protocolos da paramentação], realizava as consultas.

“O fato é que os atendimentos de pacientes com sintomas virais foram aumentando e fomos identificando a necessidade da permanência do médico por 24h, como acontece no Pronto Socorro.  Também tivemos a abordagem e a indicação por parte do Presidente da Câmara, Pastor Adilson, para que viabilizássemos o atendimento por um médico exclusivo no setor. Diante da necessidade e dos números crescentes dos atendimentos, num consenso com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde – a quem desde já agradeço -, firmamos o convênio para a devida contratação e hoje já temos o médico 24h”, explicou o provedor da Santa Casa, Sidnei Pizza.

Os médicos que atenderão no Gripário seguirão os plantões das 07h às 19h e, das 19h às 7h. Atualmente a Santa Casa possui internados 03 pacientes entre positivos e aguardando resultando de exames. Somente de 07 a 14 de fevereiro, o Gripário registrou 425 atendimentos, um número bastante alto e que reafirma a necessidade do cuidado e da prevenção por todos.

A administração da Santa Casa pede à população em geral que:

– Usem máscaras;

– Higienizem as mãos constantemente com água e sabão e, álcool a 70%;

– Adotem o isolamento em casos de suspeito e positivo para Covid-19;

– Evitem aglomerações;

– Mantenham distância segura.