Gestão da Santa Casa se reúne com Vereadores

Iniciativa teve como objetivos apresentar gestores aos novos parlamentares, refletir sobre demandas e manutenção da parceria em prol da entidade

Os gestores da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado, Sidnei Pizza (Provedor); Michele Líbero (administradora hospitalar) e Márcia Pratta (consultora hospitalar) estiveram reunidos no último dia 15/02 com todos os vereadores da atual legislatura, ocasião em que puderam discutir uma pauta bastante diversificada em prol da entidade e do atendimento à população descalvadense.

Inicialmente os gestores apresentaram-se aos parlamentares que assumiram o seu primeiro mandato na Câmara Municipal em 2021, colocando-se à disposição para quaisquer informações acerca do funcionamento do complexo hospitalar. Para toda a vereança foi possível apresentar os investimentos realizados com as emendas impositivas destinadas pela legislatura passada, como por exemplo, reformas e adaptações na lavanderia; parte do centro cirúrgico; reforma do telhado; troca da rede elétrica (fases 1 e 2), aquisições de materiais e equipamentos.

Mas, apesar do apoio municipal e das esferas estadual e federal, com o advento da pandemia do Coronavírus, a Santa Casa (assim como todas as instituições do país), teve uma queda na sua receita (em sua maior parte dos atendimentos particulares) e, somado a isso, o aumento das despesas com os insumos utilizados para a garantia de serviços, como: medicamentos, materiais hospitalares, EPI’s, materiais de limpeza, alimentação, entre outros.

“São várias situações. A primeira delas é que há muito o hospital não passava por readequações de seus espaços físicos, tanto para atender a demanda quanto para cumprir exigências técnicas de saúde. E nesse sentido, a provedoria e toda a gestão da Santa Casa desde 2016 vem trabalhando para garantir a sustentabilidade da entidade, além de melhorar a estrutura física, de equipamentos e recursos humanos. Com a pandemia, nossa receita caiu e as despesas subiram, ou seja, é uma conta que não fecha, por isso é importante contarmos com o apoio e a parceria da Câmara Municipal, seja com as emendas impositivas de cada vereador, seja com o trabalho dos mesmos em buscar recursos junto a Deputados Estaduais e Federais”, explicou o provedor, Sidnei Pizza.

Foi explanado aos Vereadores o que é prioridade a se realizar como as fases seguintes da troca da rede elétrica (ligação interna dos quartos de internação ao novo quadro de força e instalação do novo gerador) cujo investimento gira em torno de R$ 200.000,00; reforma da ala de internação com construção de banheiros, sob o valor de R$ 500.000,00; reforma do centro cirúrgico em torno de R$ 100.000,00; reforma ou construção de área para o Raio X sob o valor de R$ 400.000,00; reforma da parte administrativa no valor de R$ 250.000,00 e  verba para custeio, no montante de R$ 400.000,00. Nesta relação ainda se enquadram adequação do refeitório, área específica para enfermagem e local para banco de sangue e farmácia, entre outros.

Há que se considerar que os valores apresentados são estimativas.

REFORMA E AJUSTE SALARIAL DOS SERVIDORES DA ENTIDADE

Um assunto também colocado em pauta foi a necessidade de se ajustar o valor do salário pago aos funcionários da Irmandade da Santa Casa, de todos os setores. Uma pesquisa feita junto a entidades de outras cidades, aponta que os valores pagos atualmente são um dos menores da região.

“Esta é uma situação [salário dos funcionários] que queremos enfrentar e equiparar, pois reconhecemos os esforços e os valores de todos os nossos funcionários. A Santa Casa, o Pronto Socorro e todos os demais setores funcionam e funcionam bem, porque temos colaboradores abnegados e dispostos a realizar um bom atendimento. Mais do que nunca, é preciso reconhecer [financeiramente], tudo o que fazem em prol da entidade e da população”, ressaltaram Sidnei, Michele e Márcia.

Todos os Vereadores reconheceram a necessidade e se comprometeram a trabalhar em prol desta questão.

“TENHAM CERTEZA DE QUE PODEM CONTAR COM A CÂMARA MUNICIPAL, SEMPRE!”

Essa foi a fala do Presidente da Câmara, Pastor Adilson, que foi seguido pelos demais vereadores, diante da reunião com os gestores.

“Foi uma reunião bem esclarecedora onde os vereadores, principalmente os que iniciaram a vereança agora, puderam ficar a par de toda a situação administrativa e financeira da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado, bem como das dificuldades enfrentadas. Da nossa parte, como Presidente da Câmara, e, em nome de todos os vereadores, afirmo que continuaremos a buscar recursos de outras esferas governamentais, bem como destinar parte de nossas emendas impositivas ao hospital, pois essa é a forma que o Poder Legislativo tem contribuído com a entidade, tanto que nos últimos anos por meio desses dispositivos conseguimos destinar milhões para a Santa Casa ajudando tanto com reformas na sua estrutura, compra de equipamentos, móveis e aparelhos médicos”, enfatizou Pastor Adilson.

FOTOS POR: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE DESCALVADO